quarta-feira, 31 de março de 2021

Violadas n°4 - Duo AdLibitum

Tendo ingressado juntos no Curso de Música da UFPB, Christian Weik e Thiago Bandeira, ainda estudantes, uniram-se informalmente em um duo de violões. Essa parceria estudantil e afetiva extrapolou os limites da universidade e esses dois amigos voltaram a combinar seus talentos neste recital, como convidados do Violadas nº 4. Christina Weik, nascido em Florianópolis, iniciou seus estudos musicais aos 13 anos, ingressando na UFPB aos 18. Lá estudou com o professor Gilson Antunes, graduando-se em 2009. Participou de recitais, como solista e camerista, e de concursos nacionais no Piauí e em Pernambuco. Como integrante da Orquestra de Violões da Paraíba desde 2008, gravou o CD, Cantando a Paraíba. Além de dar continuidade a seus estudos, atualmente ministra aulas de violão, guitarra e teoria musical.
Thiago Bandeira, pessoense, começou seus estudos de violão aos 11 anos . Aos 18 ingressou na UFPB, onde foi aluno de Albérgio Diniz, formando-se em 2008. Participou de recitais como violonista solo e camerista, apresentando-se com o Filipéia Trio de Violões. Participou também de dois concursos nacionais, no FENAVIP. Hoje é spalla da Orquestra de Violões da Paraíba, de que participa desde 2008.
Nesse recital (30/11/2010) o Duo AdLibitum apresentou grande diversidade de gêneros musicais indo de Bach à música de jogos eletrônicos, cabendo destaque para El condór pasa, obra teatral musical classificada como zarzuela, do compositor peruano Daniel Alomía Robles, aqui em arranjo de Christian weik.
O ponto alto de recital, arrancando risos do público, e trazendo lembranças para aqueles nascidos entre os anos 80 e 90, certamente, foi o arranjo de Thiago Bandeira para músicas do clássico do videogame, Super Mario, de Koji Kondo, compositor de trilhas sonoras da indústria do jogo eletrônico.
Além dessas particularidades tivemos também Stephen Dodgson, Joaquin Rodrigo, Leo Brouwer e Isaac Albéniz.
Veja um trecho do recital:

Nenhum comentário:

Postar um comentário