Heder Dias, apesar de ser natural de São Paulo viveu boa parte de sua ainda curta existência em João Pessoa. Iniciou seus estudos de violão clássico com o professor Cristóvam Augusto. Em 2007 ingressou no Bacharelado em música da UFPB, onde estudou com Gilson Antunes.
Foi premiado com o 2º. Lugar no XI Concurso Nacional de violão Musicalis (SP) e finalista no IV Concurso de Interpretação Violonística do Fenavipi (PI). Em 2010 foi selecionado como bolsista para o 41º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um dos mais concorridos e prestigiados festivais de música do país, onde estudou com Fabio Zanon, Zoran Dukic (Croácia) e José Antonio Escobar (Chile).
Atua como solista e camerista, já tendo se apresentado em várias cidades brasileiras. Como camerista, já foi solista de alguns concertos (Vivaldi - RV 93), além de atuar como continuista em grupos de música barroca e desenvolver projetos com canto e violão, onde se dedica especialmente à música de Schubert.
Atualmente cursa o último ano do Bacharelado em Música na UFPB, orientado pelo professor Albérgio Diniz e atua como monitor junto à cadeira de violão.
Na noite da terça-feira de 28 de setembro de 2010, Heder presenteou o público presente ao Violadas n° 02 com interpretações de obras do repertório do violão que abrangem praticamente todos os períodos do repertório indo do Renascimento, com Narvaez, passando pelo Barroco com o já onipresente em recitais de violão, Johann Sebastian Bach, pelo mestre espanhol do Violão Clássico, Fernando Sor, pelo nacionalismo espanhol do Século XX com Joaquín Turina e pela música contemporânea do violonista e compositor cubano Leo Brouwer, bem como pelo também contemporâneo, Ruiz Pipó.
Veja um compacto da apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário